terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB pelos 495 anos da Reforma Luterana


Dia 31 de outubro festejamos os 495 anos da Reforma, desde que Martinho Lutero, num ato de coragem, convicção e defesa da verdade das Sagradas Escrituras, fixou 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta na defesa de três pilares básicos de nossa confissão e fé: Somente a Graça; Somente a Fé e Somente a Escritura.

Lutero defendia, à luz da Palavra de Deus, de que a salvação eterna é graça, é presente de Deus, que vem a nós, somente pela fé em Cristo Jesus e essa verdade, nos é colocada e determinada, somente pela Escritura, que é a clara e pura Palavra de Deus. Por essa verdade ele lutou. Nessa certeza ele viveu e se dispôs até a morrer, confessando: “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá. O céu é nossa herança.” (Hinário Luterano, nº 165).

Quando lembramos essa data, louvamos e agradecemos a Deus pela coragem, firmeza, determinação e fidelidade deste servo de Deus, chamado Martinho Lutero. Por outro lado, numa sociedade em transformação, num mundo de constantes mudanças, onde valores éticos, morais, princípios cristãos, são ignorados, pisoteados e deixados de lado, é preciso olhar para o exemplo de homens como Lutero, para,também, firmados na Bíblia, a Palavra de Deus, hastearmos pendões (Sl 20.5), confessarmos essa fé e não nos deixarmos envolver por ameaças, críticas e vãs filosofias desse mundo (Cl 2.8 e 1 Tm 6.20).

Deus nos proteja, defenda e dê sabedoria para permanecermos firmes na fé e nas Confissões da nossa Igreja. Nas Confissões, conforme encontramos no Livro de Concórdia de 1580, não por serem essas igual ou maior do que a Bíblia Sagrada, mas por termos absoluta convicção que elas estão fundamentadas, baseadas e firmadas na Palavra de Deus. Que assim possamos permanecer firmes e defender com convicção, não o que Lutero disse, mas o que a Bíblia diz, e pela qual Lutero batalhou e lutou até o fim.

Continuamos defendendo que somos salvos Somente pela Graça de Deus. Esse presente vem a nós, Somente Pela Fé, e temos essa certeza, porque a Bíblia e Somente Ela nos afirma e mostra isso.

Pastor Egon Kopereck
Presidente da IELB

Porque ir a um Congresso Nacional de Jovens?

Visita ao Instituto Santíssima Trindade - Moreira

No último domingo a tarde, alguns membros da Congregação São Lucas estiveram no Instituto Santíssima Trindade para entregar parte dos alimentos arrecadados para o sustento das crianças e idosos que vivem neste lugar. Foi muito agradável estar lá e ter uma tarde abençoada na presença de pessoas tão especiais que lá vivem. Muitas crianças vieram abraçar, brincar e buscar um pouco de carinho nos membros que lá estiveram. Que o nosso bom Deus esteja sempre cuidando e proporcionando formas deste Lar se manter e continuar este belo trabalho que faz. Amém.


Culto da Reforma Luterana


No dia 28/10/2012, a nossa Congregação São Lucas esteve presente na igreja da IECLB, para participar do culto em comemoração aos 495 anos da Reforma Luterana. Foi um culto muito bonito e que contou com a participação da Banda dos jovens da São Lucas e com a participação do Pastor Fabiano com a oração e as leituras bíblicas do culto.



Lembramos que a IELB não tem comunhão de púlpito e altar com a igreja irmã da IECLB. Por isto o Pastor Fabiano não estava paramentado e não participou da liturgia do culto na IECLB. Em respeito ao nosso Sínodo, a IELB em Parobé mostrou seu posicionamento e acabou sendo reconhecida pela seriedade.


O culto foi muito bonito e a Pastora Scheila trouxe uma bonita mensagem com base em Jr 31. Onde relembrou aspectos importantes pelos quais Lutero batalhou para trazer a igreja cristã mais uma vez de volta ao Evangelho puro e salvador. O Pastor Fabiano destacou em sua saudação a importância de sermos uma igreja confessional que tem como base os três fundamentos principais da fé cristã: A Escritura Sagrada, a Graça e a Fé!!!

Chá da ASAS

No dia 27/10/2012 o departamento de Servas da Congregação São Lucas se fez presente no Chá da ASAS, no Seminário Concórdia. Três servas e o Pastor Fabiano estiveram presentes no chá. O chá foi em comemoração aos 109 anos do Seminário Concórdia e aos 34 anos de formação deste grupo de mulheres que trabalha em prol de nossos futuros pastores.


Foi muito edificante a participação que contou com um devocional em forma de cantata, onde nossos estudantes, participantes do Coral Masculino do Seminário, mostraram a vida de João Batista. Foi uma tarde muito agradável que esperamos repetir mais uma vez ano que vem e quem sabe contar com a participação de mais pessoas de nossa congregação.



Também sentaram-se a nossa mesa o regente de nosso coral, o Pastor Matheus Schmidt e sua noiva Michelle.







Culto Dia das Crianças

No dia 14/10/2012 tivemos um culto especial para nossas crianças. Lembrando o Dia da Criança, o Pastor Fabiano preparou um culto temático voltado para os pequeninos. O culto teve o louvor com as músicas da escola dominical e contou com a participação das crianças em partes da liturgia, nas leituras bíblicas e na oração principal do culto.


Também tiveram uma mensagem especial sobre o guarda-chuva ambulante e a importância de suas cores, mostrando que o significado de cada uma das cores trazia um grande ensino sobre a Palavra de Deus.


Elas dançaram, riram e se divertiram na Casa de Deus. Com a ajuda da Professora Cristiane as crianças participaram no louvor ensinando os papais e mamães a fazerem os gestinhos das músicas cantadas.


Que alegria para todos nós!!! Que Deus sempre abençoe muito nossas crianças. Amém.

Profissão de Fé


Foi com muita alegria que a Congregação São Lucas recebeu por Profissão de Fé mais um membro. Apesar de estar participando conosco a muito tempo, o Sr. Eclair da Silveira ainda não era membro. Mas após passar pelo período de instrução das principais doutrinas bíblicas com o Pastor Fabiano, o Eclair demonstrou interesse em ser membro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e desfrutar de benefícios como a Santa Comunhão junto com seus irmãos na fé. E no culto do dia 20/10/2012, o Eclair foi recebido como mais novo membro da Congregação São Lucas.

Fica também o reconhecimento o belo testemunho dado pela Loide, companheira do Eclair, pois foi através de seu bom testemunho que o Eclair sentiu-se motivado a também ser um luterano.

Bem vindo Eclair!!! É uma grande alegria para toda a congregação recebê-lo!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Congresso Esportivo Mirim

No domingo, dia 30, saímos cedinho da Congregação São Lucas rumo a Congregação São Paulo de Alto Rolante para participarmos do Congresso Esportivo Mirim. A gurizada estava bem animada para participarem do seu primeiro congresso. O primeiro momento foi na igreja com o louvor comandado pelo Pastor Edson, de Três Coroas, e a devoção feita pelos jovens da Congregação São Paulo.



Foi bem legal ver a igreja cheia e o bom número de jovens das diversas congregações do Distrito Hortênsias animados com o bonito dia que Deus reservou para as atividades esportivas que iriam acontecer e a disputa sadia pelo troféu de campeão.





As disputas começaram com o futebol masculino e o ping-pong feminino pela manhã e a inversão após o almoço - futebol feminino e ping-pong masculino. Nossas equipes não foram muito bem no ping-pong. Entre os meninos o destaque ficou por conta do Emerson, e no feminino tivemos que mesclar com as meninas de Igrejinha para formarmos equipe, mas as meninas também foram bem.





No futebol masculino, apesar do esforço dos meninos, não deu desta vez. Precisamos treinar mais para no próximo ano tentarmos a vitória. Já as meninas foram eliminadas, mas fizeram muito bonito. Jogaram muito bem, empataram duas partidas (a primeira partida elas teriam vencido se o juiz tivesse dado um gol onde a bola entrou e a goleira adversária tirou de dentro após a bola passar a linha) e depois perderam as outras duas partidas. As meninas terminaram em 4º lugar, quase conseguiram trazer um troféu para casa. Mas ano que vem elas voltam com força total para conquistar uma premiação.





Tivemos um momento bem legal de confraternização durante o almoço, que por sinal estava muito gostoso. Agradecemos aos leigos da Congregação São Paulo que assaram um gostoso galeto para acompanhar um macarrão caseiro e saladas preparados pelas servas da Congregação, a elas também o nosso obrigado.


Mas o mais importante de tudo foi poder aproveitar um bonito domingo junto de nossos irmãos da fé, podermos estreitar os laços da comunhão e desfrutar de um momento agradável que deixou um gostinho de quero mais na gurizada. Que Deus abençoe as nossas crianças para continuarem animadas neste bonito grupo que está se formando.


Culto Crioulo 2012

No último sábado tivemos nosso Culto Crioulo. Apesar do dia 20 de Setembro já ter passado, apesar de a chama crioula já ter se apagado, a Congregação São Lucas quis honrar ao nosso Bom Deus com a sua cultura e fizemos um bonito culto dentro das tradições gaúchas. O culto foi repleto de apetrechos que simbolizavam a tradição do povo gaúcho. A idéia foi tornar o lugar um local de culto com o visual dos antigos galpões, onde o povo gaúcho se reunia para prestar culto ao Deus Triúno.



O culto foi preparado pelo pastor Fabiano todo em linguagem gauchesca. tanto a parte liturgica, como as leituras bíblicas, o sermão e a oração do Pai Nosso foram passados para uma linguagem própria das tradições gaúchas. Fazendo com que o povo presente se sentisse ainda mais próximos de Deus, louvando com suas tradições.


O culto contou com um louvor digno dos melhores tradicionalistas. A banda contou com um bonito som de dois violões (pastor e Zé), viola (Verno), carrón (Diego) e o marcante som da gaita (Verno). O vocal ficou por conta do pastor e da Eli. Um agradecimento especial com direito a uma salva de palmas foi dado a banda ao final do culto.



Como estávamos no final de Setembro, foi o momento de homenagens também. Primeiro o departamento de servas fez uma homenagem surpresa pra senhora Brunilda, a serva mais antiga da congregação. Ela foi homenageada por todo seu empenho e dedicação que com muito amor presta em serviço ao Reino de Deus e em especial no trabalho da congregação. Esta serva de Deus é exemplo para os demais. Foi com certeza muito justa esta homenagem prestada a senhora Brunilda.


Depois foi a vez dos aniversariantes do mês de Setembro virem a frente para receberem a saudação dos demais membros. Todos cantaram parabéns e agradecemos por mais um ano de vida destes membros que aniversariaram no mês que passou.


No final do culto o Sr. Nereu ainda foia frente para recitar um poema gaudério feito pelo Pastor Fabiano. A poesia intitulada "Peonada Cristã" foi uma mensagem final para que a gauchada presente ao culto saísse na certeza de que nosso Deus está presente em todos os momentos da vida do gaúcho nas campereadas destes pagos. Que Deus continue abençoando nossa congregação pra que mais cultos como este possam ser realizados.