sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Depressão e o Natal

Um dos assuntos que geralmente entra em discussão neste período é a, assim denominada, “depressão de fim de ano”. Enquanto que, para alguns, o fim de ano traz os momentos de maior alegria e empolgação devido ao reencontro com familiares e amigos, para outros, agravam-se o sentimento de culpa e o vazio interior, acompanhados da saudade daqueles que não estão mais presentes na ceia de Natal ou na hora da virada.
Depressão é uma doença que altera o organismo “bioquimicamente”, afirmam especialistas, e como tal, precisa ser tratada clinicamente. No entanto, ainda há aqueles que associam tal problema com a falta de fé; talvez, pessoas que sofram de depressão se sintam assim, o que é compreensível. Mas, o fato é que a fé, em se tratando de fé cristã, não é baseada em sentimentos que vem, vão e mudam; pelo contrário, ela é baseada na obra objetiva de Cristo, na cruz, e nas fiéis promessas de Deus aos seus filhos. Entre os luteranos nós temos o Batismo e a Santa Ceia, que nos trazem perdão e a certeza da união com Cristo, por meio da fé. O cristão luterano é estimulado a apegar-se às promessas de Deus junto às quais Ele colocou elementos visíveis – água, pão, vinho – para fortalecimento quando ele se sente com a fé. Ou seja, diante de nossos sentimentos subjetivos e passageiros e de nossas fraquezas, Jesus nos convida a nos apegar às obras objetivas dele, que não são passageiras. E isto para que todos saibam que Deus está sempre do nosso lado, até mesmo quando sofremos.
Na Bíblia encontramos o exemplo do profeta Jeremias. Ele apresentava traços de depressão. Ele chega até a escrever um livro cujo título é “Lamentações”, onde fala de sua tristeza e, principalmente, de sua fonte de esperança – o amor de Deus. Assim diz o profeta: “Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e sofrimentos. Penso nisso e fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor” (Lamentações 3.20).
Quando te sentires deprimido e culpado, pensando que perdeste a fé, Deus se mantém fiel ao que ele prometeu. E em suas promessas, há aquela do nascimento do Emanuel, o “Deus conosco”, que já foi cumprida no primeiro Natal. Por isso, além dos reencontros e festas, o fim de ano traz, com o Natal, a mensagem de que Jesus está do teu lado sempre. Ele também pode e quer te ajudar a lutar contra a depressão.
Pastor Samuel Reduss Fuhrmann
Pastor na Congregação Santa Cruz em Santa Cruz-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário